quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A trimurti


Na mitologia hindu três deuses eram mais importantes pois participam dos acontecimentos mais valiosos para a cultura hindu, antes de Laxmi e Ganesha os deuses da sabedoria, fartura e fortuna. Esta união de deuses era chamada trimurti, composta por:

Brama (Brahma): o criador, dele tudo nasceu e para ele tudo voltará. (detalhes na postagem do dia 22 de Setembro de 2008, A criação do universo na mitologia hindu)








Vixnu (Vishnu): o conservador, nasceu do umbigo de Brahma, ele mantém o mundo como é, principalmente os costumes. Ele é azul e carrega em suas mãos uma concha, uma cajado, um círculo de luz e uma lótus. Ele reencarnou em 10 Avatares e apenas um deles ainda não veio a Terra, sendo eles: Matsya, o Peixe, Kurma, a Tartaruga, Varaha, o Javali, Narasimha, o Homem-Leão, Vamana, o Anão, Parashurama, o Homem com o machado, Rama, Críxena (Krishna), Buda, o Iluminado (Sidarta Gautama) e Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir



Shiva: o destruidor, ele é chamado assim por que era conciderado o deus que muda as coisas, maitas vezes relacionado aos fenômenos da natureza.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Os sete deuses da sorte

São deuses do Xintoísmo, religião praticada no Japão, que trazem felicidade e fartura para as pessoas. Sendo eles:


Benten (Benzaiten): única mulher dos sete ela protege as artes e a beleza feminina. No geral ela aparece como uma mulher utilizando um instrumento musical de cordas, muito associada à Sarasvate a deusa das artes hindu. Possuir uma pintura ou escultura dela traz beleza, saúde e desenvolve talentos artísticos.





Bishamon: deus que protege o budismo, sempre se encontras com armadura e lança. Ele protege contra demônios e doêncas, por isso se a pessoa possuir uma imagem dele trará proteção para a pessoa e seus bens.









Daikoku: é o deus patrono dos agricultore. É representado por um homem gordo em cima de fardos de arroz e segura um martelo. É dito que a cada martelada surge uma moeda de ouro, simbolizando o trabalho para consegir enrriquecer. Conter uma imagem dele tras prosperidade no trabalho.





Ebisu: deus da honestidade no trabalho, ele é representado por um pescador com um peixe, uma vara de pescar e uma cumbuca de colocar peixes, protetor dos pescadores, navegantes e comerciantes. Possuir uma figura dele, principalmente em um estabelecimento comercial, traz sucesso no trabalho.







Fukurokuju: seu nome é composto pelos ideogramas fuku (felicidade, sorte ), roku (riqueza) e ju (vida longa). É um deus careca e de cabeca muito exagerada e é dito que ele foi um eremita chinês. Conter uma pintura ou escultura dele traz popularidade, longevidade e se passar a mão sobre a cabeça dele melhora a inteligência.







Jurojin: um velho de baraba longa que segura um setro com um pergaminho contedo os conhecimentos do mundo, é o deus protetor da ecologia e é acompanhado por um veado, tartaruga ou garça, símbolos de longevidade. Apreciar sua imagem traz longa vida e sabedoria.








Hotei: é mais conhecido como “buda gordo” porém a barriga significa satisfação. Ele se encontra sempre rindo traz saúde e felicidade pois está sempre satisfeito com o que possui. Apreciar sua imagem tras paz de espírito pois espanta as preocupações.







quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Deusa Terra



De tu nasce tudo
Gigantes e monstros
Crescem os lírios
Morrem os gerânios.

Leões e águias
Sapos e borboletas
Ouro, diamante
Cristais e cobre.

Sua coluna as montanhas,
Sua pele, o campo
Capelo, as árvores.

És tudo para a vida
Mãe de todas as coisas
Gaia, grande mãe.
(Rafael Ferreira)