sábado, 18 de outubro de 2008

Mitologia grega




Na Grécia havia uma organização de deuses que compunham um controle sobre os outros e sobre a humanidade. Nessa organização inclui Zeus, Hera, Atenas, Artemis, Apolo, Ares, Afrodite, Hades, Poseidon, Héstia, Dionísio, Demeter, Hefaístos e Hermes. Cada um deles representava algo de grande importância a sociedade grega como a guerra, amor, sabedoria, terra e agricultura, águas e a morte, além de outros. Porém como deveria ter iniciado esta idéia? Porque eles fizeram-nos deste modo? Qual o motivo de seus símbolos e características?
Bem na maior parte tinha a função de iludir a verdade a partir de suposições para o qual não podiam provar fisicamente. Seus símbolos são muito interessantes para cada um havia algo que os caracterizava, onde no comum eram animais ou objetos. Como armas arcos e flecha, espadas e marchados, ou animais e derivados como conchas, corças, pombos, cavalos, hipocampo, pavão e águia, tudo isto poderia nos levar a identificar quem eram estes deuses pois cada símbolo representa algo que fizeram ou o que fazem.

Capacidade humana

É incrível como a capacidade humana chega a esse ponto! No passado muitos tipos de deuses foram criados para suprir suas dúvidas ao ponto de desenvolver uma série de idéias. E será isto que irei discutir a capacidade de criar de tal.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Big-Bang



A teoria mais aceita hoje pelas pessoas, além das teorias religiosas, é a idéia cientifica e histórica de que o universo surgiu do big-bang, que é o choque entre dois átomos dando origem a uma explosão que resultou na origem dos astros, satélites, estrelas e tudo existente hoje. Dessa explosão surgiu um planeta formado por rochas derretidas, vulcões, e gases tóxicos, da união de gases tóxicos mais umidade do ar unindo aos raios e ar frio formou, possivelmente, aminoácidos e substâncias orgânicas simples, comprovado pelo experimento de Stanley Lloyd Miller, dessas substâncias surgiu à vida. O resfriamento da umidade e das rochas formou a terra e os mares e rios.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Como diz na bíblia



Como é dito no gênesis, no princípio, Deus criou o céu e a terra, porém a terra estava em um abismo tomado de trevas então Deus disse “Faça-se a luz!” e a luz então foi feita então ao perceber que a luz era algo bom a separou das trevas, e disse que a luz seria o dia e as trevas a noite, depois disso passou-se o primeiro dia. No segundo dia deus separou as águas do céu dizendo: "Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras", e então ao acabar a divisão veio a noite e passou-se o segundo dia. No terceiro dia, deus uniu as águas e deixou locais áridos, e chamou os locais áridos de terra e a união das águas de mar, na terra ele ordenou que nascesse plantas, ervas e arvores frutíferas que produzam frutos com sementes, veio a tarde então o terceiro dia acabou. Então veio o quarto dia, Deus então disse: Deus disse: "Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra", então foi feito dois luzeiros, um luzeiro maior para presidir o dia e um luzeiro menor para presidir a noite e fez os firmamentos para iluminar a terra, a tarde caiu a tarde e o quarto dia acabou. No quinto dia, Deus disse: "Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus." Deus criou os monstros marinhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie, e deus mandou que reproduzissem e encham as águas e a terra de seres vivos, então a tarde caiu e o quinto dia se fez. No sexto dia, Deus disse: "Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie." E então mandou que reproduzam e pululem a terra, Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." Então Deus lhes mandou que reproduzam e que povoem a terra e que desfrutem de todas as ervas e frutas, e o mesmo a todos os seres existentes, Deus contemplou sua criação e o sexto dia acabou e no sétimo dia Deus descansou.

Fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/01/1/1.php

Olorun criador



Na mitologia africana, existe um Deus chamado Olorun, também chamado de Olodumare, ele criou o mundo, as águas e terras e todos os filhos das águas e das terras, criou também as plantas e animais, então ordenou que Oxalá criasse o homem. Então Oxalá tentou criar-lo de todas as matérias, o ferro e a madeira mais eram muito rígidos, tentou a pedra mais era muito fria, tentou da água mais não tomava forma definida, tentou do fogo mais foi consumido pelo próprio fogo, pelo ar mais logo se desfez, triste por não conseguir, ele sentou na beira do riu então Nanã emergiu das águas e ao ver a decepção de Oxalá ela afundou e trouxe no fundo barro que então Oxalá utilizou para formar o homem, por ser flexível, capaz de se mover, então ele soprou-lhe a vida.


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Formação pelo abismo



Para os sumérios, o universo surgiu quando o deus Nammu, o abismo sem forma, enrolou-se em si mesmo num ato de auto procriação e gerou An, o deus do céu, e Antu (Ki), o deus da terra. An e Antu se unirão e gerram o deus Enlil, o senhor dos ventos, que controlou o panteão dos deuses.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_babil%C3%B4nica

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Vindos do caos

Para os gregos, no início havia um mundo primitivo, o caos, que era uma representação divina da geração, seu nome significa fenda e dá alusão a idéia de que no início tudo originava a partir das diferenciações das separações, como o céu e a terra, a luz da sombra. Porém com uma forma vaga, confusa e indefinível, ele é a origem de tudo, dele nasceu, através de seus pedaços, primeiro Nix (à noite) e depois Erebos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caos_(mitologia)

A criação egípcia




No início havia um oceano primitivo, nele existia um botão de lótus que dela nasceu Rá deus solar, com sua luz ele acabou com o caos que ali existia, dele nasceu Shu, deus do Ar, e Tefnet, a deusa da unidade. Deles nasceu Gheb, deus da terra, e Nut, deusa do céu. Deles nasceram Osíris, Seth, Isis e Neftis.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A criação do universo na mitologia hindu

Para os indianos, existe um Deus que representa a força criadora ativa, chamado Brahma, ele criou o universo e após o criar ele permanece em existência um dia de Brahma, que vem a ser 4.320.000.000 anos no calendário hindu, mais quando ele vai dormir após o fim do dia o mundo e tudo que nele existe é consumido pelo fogo e ao acordar ele percebe que tudo foi destruído então ele recomeça, e assim sucessivamente até completar os 100 anos de Brahma então ele irá deixar de existir e todos os deuses e todo o universo dissolverão e voltarão para seus elementos constituístes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brahma

A criação do mundo Asteca

Para os Astecas, no início tudo era negro e morto, então houve uma reunião dos deuses, em Teotihuacán, para criar um planeta, para isso era necessário que o Deus se jogasse as chamas, então dois deuses foram escolhidos para fazer isto, um Deus muito forte e poderoso no último instante recuou mais o outro que era fraco, simbolizando os povos primitivos, se jogou ao fogo tornando-se o sol, ao ver o outro, o Deus que havia recuado teve coragem e se jogou no fogo se tornando a lua.
Após a criação, o sol e a lua ficaram inertes e para isso era necessário que os outros deuses se jogassem ao fogo, daí um dos maiores motivos do suicídio é para dar “a água preciosa”, o sangue, tentando recriar o fato.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_asteca